Leitura na Infancia é Tudo




Terê descobriu o mundo dos livros e agora não quer mais saber de outra coisa! De Peter Pan aos clássicos de Monteiro Lobato, o pequeno amigo de Serena devora as histórias e se abre para um novo mundo: o da imaginação. Quem acompanha e incentiva o ex-menino de rua no universo das letras é o Seu Elias, que teve um papel crucial nesta guinada cultural na vida do garoto. Segundo a especialista em literatura infantil e juvenil pela UFRJ, Cristiane Madanêlo de Oliveira, tudo o que atua na fase do desenvolvimento da criança é importante na formação de um indivíduo, inclusive a leitura.

O primeiro livro
Apesar de não haver uma idade determinada para um primeiro contato com os livros, já que cada um se desenvolve a amadurece de uma maneira diferente, até com um bebê é possível começar a investir num futuro leitor! Segundo Cristiane, esta é a fase pré-leitora. “Há vários tipos de livros de pano e de banho que podem integrar o grupo de brinquedos da criança desde que ela consegue pegar objetos. Além de associar o lúdico à leitura, o contato natural com o objeto livro já se constrói de maneira natural”, explica ela.

O papel dos pais
É claro que, seja qual for a fase da vida de uma criança, a influência dos pais é definitiva na educação seja ela social ou cultural. “Não se pode dizer, entretanto, que pais não-leitores formarão necessariamente filhos que não se interessem pela leitura”, alerta a especialista em literatura infantil e juvenil. Segundo ela, pode haver a sedução pelo mundo da leitura em qualquer idade e a formação escolar também tem um papel importante nesse processo. “Dar um livro de presente não significa incentivar a leitura necessariamente”, diz Cristiane.

Como incentivar o gosto pela leitura?
Cristiane Madanêlo explica que associar o momento da leitura a um momento de prazer é uma maneira de formar relação positiva com os livros, que é o embrião de um adulto leitor. “Muitas vezes, percebe-se que crianças imitam as atitudes dos pais, seja no desejo de passar batom ou de fazer a barba. O que rege essas atitudes é o desejo de ser parte do mundo que os pais integram. Se a rotina dos pais incluírem a leitura, parecerá para a criança natural e bom o ato de ler”, ensina a especialista. E, atenção! Segundo Cristiane, o que vai terminantemente contra o incentivo à leitura é associar o ato de ler como um castigo ou algo que represente algum tipo de punição.

Quem lê X quem não lê
Segundo Cristiane Madanêlo, todas as formas de arte, incluindo a literatura, favorecem que os seres humanos ganhem experiência e se preparem melhor para enfrentar situações reais e frustrações da vida. “Além das exigências de formação cultural variada que o mercado de trabalho vem impondo, um leitor mais efetivo pode-se preparar melhor para enfrentar as adversidades da vida, não só no campo social, mas também nos níveis emocional e psicológico”, explica ela, que conclui: “O livro é mesmo um par de asas para voar para mundos desconhecidos e outras realidades. Machado de Assis, de origem humilde, escreveu com mestria sobre vários lugares da Europa, sem ter estado no Velho Mundo”.

http://redeglobo.globo.com/Novela/Almagemea/0,,AA1129824-4508,00.html

Nenhum comentário: